×

Notícias

Atleta do CEPID (Projeto da SPS em parceria com a ADES) é convocado para Surdolímpiadas

A agilidade com as mãos e o olhar sempre atento e firme do atleta de natação Weverson Martins (26) mostram a resiliência de um jovem que só descobriu que era possível se comunicar aos 14 anos de idade, quando sua mãe o matriculou numa escola bilíngue para surdos. Um novo mundo se abriu para ele, que hoje está prestes a concluir o Ensino Superior e a participar de uma competição nacional de natação.

 “Eu passei muito tempo vivendo em uma espécie de bolha, onde não conseguia me comunicar com outras pessoas que não fossem da minha família, e sem saber que existia um mundo de possibilidades me esperando”, conta Weverson, que descobriu uma nova vida ao aprender a Língua Brasileira de Sinais. “Com 14 anos eu aprendi a minha língua materna, Libras, e descobri também a cultura surda, o que foi um divisor de águas na minha história. Eu posso dizer que nasci de novo dentro do meu corpo”, lembra o atleta, que perdeu a audição aos seis meses de vida.

Desde maio, Weverson é aluno do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Desde então vem sendo acompanhado pelo professor de natação do espaço, Samuel Macenas, que o incentivou a procurar a Federação de Desporto de Surdos do Ceará para que pudesse participar das Surdolimpíadas. Agora, ele se prepara para a Surdolimpíada Nacional 2021, onde compete nas modalidades nado livre e costas, que acontece em São José dos Campos, entre 4 e 7 de dezembro.

“Aqui no Cepid nós temos esta atenção não só para que o aluno se desenvolva, mas também para que participe de competições e se projete nacionalmente e até internacionalmente enquanto atleta”, explica Samuel.

 

Empolgado com a aula, Weverson, que hoje é coordenador do Encontro de Jovens Surdos do Ceará, faz o sinal de empatia para dizer que é este o sentimento que ele tem ao chegar no Cepid e poder treinar com um professor que sabe a Língua de Sinais. “Treino natação desde os 14 anos, mas sempre tive dificuldades com a falta de acessibilidade. Eu não encontrava espaços com intérpretes ou professores que entendessem minha língua e isso acabava por me excluir de novo, então passei um período afastado da natação, e só voltei a treinar em 2019, no IFCE. Com a pandemia, precisei parar os treinos e o único lugar que ainda tinha acesso era a Praia de Iracema, onde nadava sozinho para não perder o ritmo”, explica o jovem, que ao iniciar os treinos no Cepid vem percebendo sua evolução na técnica e velocidade.

“Eu sei que essa melhora na minha performance está muito ligada à comunicação que meu treinador consegue estabelecer comigo nas aulas e também ao apoio que tenho do Tarcizio (intérprete aqui do Cepid)”, ressalta o atleta. Além da natação, o atleta vai se formar, em breve, no curso de Pedagogia Bilíngue da Universidade Federal do Ceará (UFC) e no curso técnico de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

A titular da SPS, Socorro França, destaca que o Cepid está de portas abertas para receber as pessoas que necessitam deste espaço. “Nós apostamos na inclusão, e ao longo destes anos, o Cepid se consolidou como uma segunda casa para muitos atletas que hoje participam da Seleção Brasileira Paralímpica, das Surdolimpíadas e de muitas outras competições Brasil afora”, pontua a gestora, que ainda lembra da importância de “desenvolvermos uma cultura de empatia, de ver o outro não só quando nos deparamos com as leis de inclusão, mas para além disso, pois só assim conseguiremos mudar o mundo a nossa volta”, complementa.

 

Tarcizio Viana é intérprete do Cepid. “Nós atendemos a pessoa surda orientando e dando todo o suporte necessário para que desenvolvam suas atividades e consigam se comunicar sem dificuldades. Nosso interesse maior é fazer a inclusão acontecer. O bem-estar do nosso público está acima de qualquer coisa e é por isso que eles continuam buscando nosso atendimento. Acho que o nosso maior desafio agora é nos esforçarmos coletivamente para fazer da nossa cidade um lugar mais inclusivo para as pessoas com deficiência”, conclui o intérprete.





Fonte: https://www.sps.ce.gov.br/2021/09/02/convocado-para-surdolimpiadas-welverson-martins-fala-sobre-superacao-no-esporte-e-na-vida/

FALE CONOSCO

Seu nome:

Seu e-mail:

Assunto:

Sua mensagem

R. Carlos Barbosa, 150 - CEP: 60175-355
Papicu - Fortaleza / Ceará